terça-feira, 17 de julho de 2012

Algumas coisas que aprendi para melhorar minha escalada e que podem te ajudar.



Acho que parte da escalada é isso, aprender, com os erros ou com as cadenas, entao gostaria de compartilhar alguns desses aprendizados que adquiri escalando, ouvindo ou observando outros escaladores.


-"Psicológico x condicionamento físico"-  É muito normal ver como alguns escaladores estao prontos fisicamente para escalar um grau acima do seu,porém o psicologico trava e vem o medo de vacar. Minha dica é primeiramente fazer uma volume(na pedra) em vias pouco mais fáceis do que aquele "projeto", para se adaptar e ganhar mais confiança. Outro coisa que eu acho bacana é estar sempre escalando em picos diferentes buscando o que cada um tem a oferecer para sua escalada, por exemplo, o G3 na serra do cipó possui vias mais longas, resistentes e com protecoes  mais distantes umas das outras(isso nao siguinica desproteção), enquanto o Antão possui escalada mais curta e grossa e os picos de boulders oferecem a forca que nós precisamos em algumas passadas e cruxs.


-"Tentar outras maneiras de se isolar um projeto"- Nada como tirar os seus betas, deixe seu corpo falar para voce mesmo como ele se sente melhor ao realizar algum movimento. Ficar preso ao modo de fazer dos outros pode prejudicar sua escalada futuramente. Claro que existem vários betas incríveis e que solucionam rápido seus problemas, mas existem também vários betas que tornam as coisas mais difíceis e acabam por desanimar a continuar tentando.

-"Escalar à vista!"- Esse é um beta que melhora muito mesmo o psicologico, porque a escalada esportiva a vista talvez seja o momento em que mais precisamos confiarmos em nós mesmos e tomar uma atidude. Na hora do projeto, onde está tudo ensaiado, voce vai estar bem mais confiante, tendo o costume de escalar onsight.




 -"Descanse"- Como diz o escalador Eric Dornelles, 5 minutos para voce no relógio! Sim, muitas vezes nao conseguimos dar o nosso melhor por ansiedade. O projeto já foi todo isolado, entao agora é só entrar e linkar todos os movimentos, suas chances sao maiores se voce está descansado e recuperado, principalmente nos boulders, onde a logística de pegas é mais simples e fica mais fácil de dar vários pegas seguidos, desesperadamente.

- "Irrite-se mais não perca a cabeça"- Tomar um espanco é natural, ainda mais no primeiro pega em que estamos conhecendo a via, mas nao deixe que essa dificuldade faça com que você desista, teste outras maneiras e pergunte a si mesmo o que lhe falta para conseguir executá-lo

-"Equipe seus próprios projetos(sem roubar muito)"- Gosto muito de fazer isso, porque, na maioria das vezes, se exige um psicológico a mais do que a via cobra quando está equipada. As vezes temos que passar de uma agarra de costura para sacar a cinta, querendo ou nao isso é um exercicio psicológico e físico, e o bacana é que podemos fazê-lo no nosso tempo, já que nao rola a pressão da cadena.



- "Uma pega voce tem que dar"- As vezes sentimos medo de entrar em uma via ou boulder por causa do grau ou porque algum escalador mais experiente disse ser muito difícil, mas na realidade, um pega para conhecer nao mata ninguém. Aprendi isso após dar o primeiro pega no meu primeiro 9 grau encadenado, mas antes desse primeiro pega ouvi de muitos outros escaladores o tanto que a via era difícil,mas também tive a sorte de ser convencido por outros dois escaladores(Felipe Belisário e Fred Viana) a entrar para conhecer a via, entao foi nesse momento que eu percebi que temos que deixar a subestimacao de lado e no mínimo conhecer.


-"Lembre-se porque você escala"- Cadena é muito legal sim, mas por algum período de tempo (um dia, dias, semanas ou até messes) ela pode não vir. Eu já fiquei e ainda fico com raiva quando os projetos nao vão do jeito que eu quero, mas nessa hora que é bom lembrar o porque que estamos ali, com nossos amigos, conhecendo pessoas, nos divertindo e praticando um esporte, além do prazer de se escalar sem compromisso.









Com base nessa ultima dica, eu queria parabenizar e dizer que admiro aquelas pessoas que ja estiveram no auge de suas escaladas e por algum motivo tiveram que parar de escalar forte, sem a perspectiva de poder voltar a treinar ou escalar fortemente, mas mesmo assim nao largaram mão da escalada.

QUEM PUDER DEIXAR ALGUM APRENDIZADO VINDO DA ESCALADA AÍ NOS COMENTÁRIOS TAMBÉM SERIA INCRÍVEL!

Espero ter ajudado aqueles que estão começando ou até mesmo aqueles mais experientes em relação a mim. Bom climb galera!








4 comentários:

  1. Boa Pedrim!
    Muito interessante este post!De todas essas excelentes dicas, a de escalar à vista, de dar um pega e de lembrar o real motivo pelo qual escalamos são os que mais me ajudam!

    Já me deparei com vários escaladores que só escalam com betas dos outros, que se recusam a entrar em via de graus abaixo do seu à vista por estarem sempre querendo aumentar o grau.

    É claro que a evolução dos graus na escalada é de extrema importância, pois aumenta a motivação e nos mostra o resultado dos treinos e do sacrifício.

    Entretanto,o aprendizado obtido com a escalada à vista é recompensador, pois além da melhora na visualização e no psicológico (na minha opinião fator de maior importância na escalada), a escalada à vista propicia uma maior compreensão dos movimentos que seu corpo se sente mais confortável o que facilitará a escalada de outras vias.


    Acredito que é muito melhor para a evolução da sua escalada entrar em um projeto à vista, passando aquele perrengue no ínicio, para conseguir a cadena após vários pegas, do que entrar em uma via com todos os betas, conseguir a cadena em flash e não ter efetivamente melhorado sua escalada.

    ResponderExcluir
  2. Primo, muito bom o texto, parabéns! Muito legal ver que está crescendo na escalada, não só aumentando suas cadenas, mas tbem aumentando seu aprendizado, suas experiências... E é isso... a escalada se levada para o lado de um esporte ou amor ao mesmo, vc nunca deixará de estar feliz escalando, mesmo se estiver pior do que no passado... O desapego, alegria, motivação e diversão devem fazer parte, sempre, do nosso dia a dia como escalador...e é isso, o melhor escalador é aquele que mais se diverte!!! Sempre ter sorrisão no rosto, mesmo que seu dia de escalada não tenha sido o esperado! Sabedoria, cautela e aprendizado sempre pra vc, primo querido... foi muito bom ter te conhecido!!!!! Grande beijooooo!!!
    Rafa

    ResponderExcluir
  3. Poxa prima, valeu por comentar aqui e agradecer. Espero que estes aprendizados escritos aqui possam fazer alguma diferença para vocês escaladores. Beijão prima! Ah, conhecer todos vocês foi incrível também!

    ResponderExcluir