segunda-feira, 23 de julho de 2012

O LADO B DA LAPA- VIAS QUE POUCA GENTE ESCALA MAS QUE SÃO CLÁSSICAS!




Uma das coisas que mais curto fazer na lapa do Seu Antão é circular com a galera pelos setores e mostrar as vias clássicas poucas frequentadas. Inspirado nessa ideia eu e Felipe Belisário selecionamos e fotografamos algumas destas vias, uma de cada grau, partindo de 7a (6c fr) até 8c (7b+ fr), e assim apresentá-las para quem vai à Lapa e não sabe o que escalar ou conhece poucas vias. Então atenção, estas são muito clássicas mesmo!

Velha Safada
Velha Safada (7a) - TÉCNICA na Lapa? Sim, tem de mais! Essa via possui movimentos pouco usuais no pico, trabalho de pé exigente e muito copinho para trabalhar as possibilidades, bem vertical, da pra fazer várias "poses" de pé dropado. Está localizada no caminho para o Setor dos Ossos, em uma "arena" de pedra muito bonita. O nome da via veio após a conquista da primeira via da lapa, "Velha Virgem" (como se a pedra nunca tivesse sido tocada), durante a conquista da "Velha Safada" os conquistadores acharam uma proteção em uma via desconhecida ao lado, então concluíram que a pedra ali da lapa não era virgem coisa nenhuma. Conquistadores: Sandro e Felipe Belisário

Johnny Bigu
Johnny Bigu (7b) - Essa eu tenho que falar primeiro do nome: Um dos conquistadores da via, Alexandre Fei, após encadenar a via e registrá-la no 8a.nu, colocou o nome dessa forma mesmo, meio "aportuguesado", então ficou assim o nome J. Bigu ao invés de J. B. Goode. Quanto à via, três palavras -TETO/CONCREÇÃO/CONTINUIDADE. Tudo isso em um sétimo grau, só poderia ser clássica! Ela está localizada à esquerda da via Adilson Maguila (Lado A da Lapa)! 
Conquistadores: Alexandre Fei e Felipe Belisário.

Menino do Dedo Verde
Menino do dedo verde (7c) - Felipe Belisário (guardião e conquistador) sabe do que eu estou falando. Este é um 7c de continuidade, isso mesmo, CONTINUIDADE no Antão! Uma boa pedida pra quem gosta de escalar a vista ou curte uma aresta eletrizante. Localizada no setor Parquinho, foi batizada pela conquistadora Marcella Romaneli, que relembrou o tanto que o livro "Menino do Dedo Verde" foi traumatizante em sua infância, por ser cobrada de ler mesmo sem querer. 
Conquistadores: Marcella Romanelli e Felipe Belisário

Rambo Haze
Rambo Haze(8a) - Mais uma de continuidade!!! Pra quem curte uma RESISTA PÓS CRUX essa é ideal. Ela fica ali no setor Parquinho em frente aos tetos. Relativamente longa e técnica com aquele toque básico de boulders da lapa (incluindo copinhos). O nome é só inspiração! 
Conquistadores: Marcella Romanelli e Felipe Belisário

Medusa 
Medusa (8b) - Estilo "Libera o cliente" e "Especialidade da Casa" (ambas clássicas do cipó), essa via está localizada no setor Catacumbas ao lado de 3 vias poderosas (Chico Xavier, Nostradamus e Nosferatus). Linha muito bacana também DINÂMICA, curtinha e de movs inacreditáveis até o final. O nome Medusa vem da aglomeração de cipós no top da via, que visto de baixo lembra os "cabelos" da própria. 
Conquistador: Felipe Belisário e Sandro C. Almeida.

Primos de Jah

Primos de Jah (8c) - Variante da Filhos de Jah (8b), só quem escalou essa via sabe do que eu estou falando. Talvez seja pouco escalada por estar um pouquinho escondida em um setor muito popular, o Crepúsculo. Essa é com certeza um dos oitavos mais CLÁSSICOS da Lapa. Muito Negativa e com dois lances de dinâmicos alucinantes pra quem gosta de voar, além de sair pendurado em um tetão. O nome vem inspirado dos cipós do top que parecem dreads. Conquistador: Fabio Schreiber(Molesa).




mais fotos: http://www.flickr.com/photos/piecs/sets/72157630737914162/






Então, gostaria de agradecer á todo o Clube Montis por desenvolver este projeto bacana que rola na Lapa do Antão e parabenizá-los por um trabalho exemplar em prol da escalada mineira. Muito obrigado também ao casal Belisário e Marcellinha por apoiarem a ideia desse post e ajudar a executá-lo. Espero que a galera tenha se interessado e busque a escalar mais essas vias, ou para quem não a conhece, espero que passem lá e desfrute dessas escaladas incríveisl! Valeu!

Texto: Pedro Xavier
Fotos: Felipe Belisário



Um comentário:

  1. Pedro parabéns pelo texto! Leitura gostosa e fluida....
    Lembra alguma das vias do Antão? Show! Abs. Ari

    ResponderExcluir