quinta-feira, 12 de julho de 2012

Por quê escalamos?(Coloca seus pais para ler isso)



A princípio está é apenas mais uma imagem de um cara subindo parte de uma pedra, diria a maioria das pessoas que não conhecem a ESCALADA ESPORTIVA.


A coisa mais comum na vida de um escalador (principalmente o amador) é como a maioria das pessoas enxergam a escalada, por parte dos familiares e amigos muitos acham banal essa coisa de ir todo final de semana pro meio do mato subir pedra e tem também a galera que imagina o escalador como o cara mais radical de todos. O que poucos sabem é que a escalada esportiva é como qualquer outro esporte onde se busca melhores desempenhos e ao mesmo tempo o prazer de realizá-lo.

O QUE ACHAM ALGUMAS PESSOAS? (algumas dúvidas)




- Os escaladores não podem usar luvas? Basicamente é como se cortássemos as mão de um jogador de vôlei. As pontas dos dedos são de extrema importância para nós, as agarras em geral cabem as pontas de nossos dedos, ou seja, luvas acabariam com as sensibilidade ao se pegar uma agarra.







-E esse sapato pra escalar, tem que ser tão pequeno e apertado? No início nem tanto, mas com a evolução da escalada, os "pés" (parte da pedra usada para pisar) vão ficando muito pequenos e precisos, então uma sapatilha apertada ajuda nesses detalhes melhorando o desempenho.
                                   

















-Mas como assim escalar de noite? Há uma modalidade dentro da escalada esportiva chamada boulder, que se pratica em blocos de pedras singulares usando apenas colchões e devido a baixa altura desses blocos (geralmente de 2,5m a 4m)  conseguimos manter contato visual o tempo inteiro com o escalador usando headlamps (lanterna presa à cabeça), facilitando a escalada noturna.





-E porquê meu filho é viciado em escalada? Essa resposta varia, mas há uma resposta biológica para isso. "O vício é  decorrente da liberação de duas substâncias, a endorfina e a adrenalina, ambos liberados no corpo durante a escalada. A endorfina tem propriedades antidepressivas e por isso o corpo se sente bem ao produzi-la e a adrenalina é produzida em situações em que temos que tomar uma rápida iniciativa, deixando o corpo de certa forma "estressado", após o seu efeito o corpo se sente relaxado, o que também é uma situação fisiologicamente viciante." Tatiana Terenzi, estudante de medicina e escaladora.



Eu recortei um parágrafo INCRÍVEL sobre escalada x saúde, escrito pela treinadora desportiva Debora hashiguchi .

"Quem observa uma criança se divertindo em um parque infantil é testemunha de sua alegria ao escalar os brinquedos. O que é tão divertido? O que é tão bom? Talvez hoje não seja tão óbvio, mas estas são pequenas conquistas da auto-estima na superação de limites, é isso que nos faz feliz, saber que você pode, que você consegue. O ser humano procura por superações por toda a vida, mas muitas vezes não sabe onde ou como encontra-las. Quanto maior sua habilidade na escalada, maior suas chances de sucesso em outras tarefas e empreitadas, menor chance de decepções. A escalada trabalha todas as capacidades físicas: resistência, força, velocidade, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora, mais que um esporte é uma atividade física e como qualquer atividade física combate os maiores vilões do século como o sedentarismo, depressão e doenças crônico degenerativas."


link: http://altamontanha.com/Noticia/3461/voce-foi-feito-para-escalar



ENTÃO, que tal você que é amigo desse cara fanático que nunca aparece nas festas porque foi escalar, provar um pouco desse esporte? Em Belo Horizonte existem academias para a prática indoor ou contacte um dos seus amigos e peça para ele mesmo te passar a vibe!!!











2 comentários:

  1. Legal a iniciativa hein pedrim!! Iniciando seu caminho na psicologia dos escaladores entao!?

    Depois cria um tópico sobre lesões, até porque um dos maiores obstáculos das lesões é a parte psicológica, de aceitar.. ter paciência e tudo mais... qdo eu voltar e estiver bem posso até contribuir!

    abraço ae cara! nos vemos em breve

    ResponderExcluir
  2. Valeu Betão, essa ideia sobre lesões foi muito boa mesmo, vou começar a pensar aqui no post! Abraços e volta logo!

    ResponderExcluir